terça-feira, 16 de setembro de 2014

Aula prática de Anelídeos

Aula prática de anelídeos,com o objetivo de conhecer os órgãos internos da minhoca. https://www.dropbox.com/sc/tt31cew5zafp7ar/AAAE_mNPbh6kPeXXcD4K07Yra

Slides de Guarapari e suas belezas naturais

Rota Turística do Espiríto Santo

Bandeira de Guarapari





Atividade para colorir  



História de Guarapari


Por volta do ano 1000, os índios que ocupavam o litoral sul do atual estado do Espírito Santo foram expulsos para o interior do continente devido à invasão de povos tupis procedentes da Amazônia. No século XVI, quando chegaram os primeiros exploradores europeus à região, a mesma era habitada por um desses povos tupis: os temiminós.
Em 1585, o padre jesuíta José de Anchieta fundou uma missão jesuíta para catequizar os índios da região: a aldeia do Rio Verde ou aldeia de Santa Maria de Guaraparim. A aldeia possuía um convento e uma igreja dedicada a santa Ana. Para a sua inauguração, Anchieta compôs o Auto Tupi. Em 1677, foi construída a igreja de Nossa Senhora da Conceição. Em 1679, a aldeia de Guaraparim foi elevada à categoria de vila. Em 1835, foi criada a comarca de Guarapari. Em 1860, a comarca recebeu uma visita do imperador brasileiro dom Pedro II. Em 1878, passou à condição de município. Em 1891, adquiriu ostatus de cidade.
No final do século XIX, colonos europeus (italianos, em sua maioria, que aportaram no Rio Benevente) se instalaram no interior do município, fundando as localidades de Todos os Santos e Rio Calçado, entre outras. A principal atividade econômica dessas famílias era o café, além do plantio que faziam para a própria subsistência. Em 1948, teve instalada a sua câmara . Em meados dos anos 1960/1970, Guarapari tornou-se nacionalmente famosa em decorrência das propriedades medicinais de suas areias monazíticas. Por este motivo, houve uma onda turística crescente em torno da cidade.


Localização de Guarapari

Guarapari



É um município do estado do Espírito Santo, no Brasil. Sua população em 2013 pelo censo do IBGE era de 116.278 habitantes. A sua distância até Vitória é de 51 km; até o Rio de Janeiro 474 km e até Belo Horizonte 540 km.

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Atividade 1.4 - Reflexões sobre cenários de mudança.



O impacto das novas tecnologias na sociedade é uma realidade da qual não podemos fugir.  Cada vez mais as crianças e jovens estão conectados ao mundo digital e descobrindo várias ferramentas.

A criança também é educada pela mídia, principalmente pela televisão. Aprende a informar-se, a conhecer - os outros, o mundo, a si mesmo. Os Meios de Comunicação, principalmente a televisão, desenvolvem formas sofisticadas multidimensionais de comunicação sensorial, emocional e racional, informando linguagens e mensagens, que facilitam a interação, com o público.

Com as novas mídias será uma revolução, se mudarmos simultaneamente os paradigmas convencionais do ensino, que mantêm distantes professores e alunos. Caso contrário, conseguiremos dar um verniz de modernidade, sem mexer no essencial. A Internet é um novo meio de comunicação, ainda incipiente, mas que pode ajudar-nos a rever, a ampliar e a modificar muitas das formas atuais de ensinar e de aprendizagem.
Isso modifica completamente a vida das pessoas, sobretudo a das novas gerações. Algumas dessas pessoas encontram dificuldade numa série de coisas. Do computador, por exemplo, assim como em relação ao celular, à máquina fotográfica, que também é digital, a secretária eletrônica, enfim, todos os aparelhos que antes não eram digitais e que hoje são. Por exemplo, mandar uma mensagem escrita através do celular qualquer jovem faz com a maior facilidade. Isto ocorre porque ele já nasceu nessa geração completamente voltada ao tecnológico. Aquilo que os jovens conseguem fazer com muita velocidade e facilidade, pelo menos aqueles que estão inseridos neste mundo digital, eles também vão ter que saber lidar com a evolução crescente. 




terça-feira, 19 de agosto de 2014


1.3 - Curso Redes de Aprendizagem

O vídeo Rafinha 2.0 mostra uma geração de adolescentes que não sobrevivem sem os computadores, smartfones, enfim, usam a tecnologia constantemente.
É notório enfatizar que o vídeo aborda os avanços da tecnologia, tanto pessoal como também nas empresas, ou seja, um mundo digital.